noticias661 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

Policiais vão cumprir mandados no lugar de oficiais de justiça em MS

TJMS vai treinar policiais para entregar medidas protetivas e afastar agressores de casa

Publicada em 10/04/2025 às 11:02h | msnoticias.com.br/  | 171 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS

Policiais vão cumprir mandados no lugar de oficiais de justiça em MS
 (Foto: msnoticias.com.br/)


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu início nesta semana ao curso de formação que capacita policiais civis e militares para o cumprimento de medidas protetivas de urgência em casos de violência doméstica. A cerimônia, realizada na sede do TJMS, marcou o início da execução do Acordo de Cooperação Técnica nº 03.010/2025, firmado entre o Judiciário e o Governo do Estado.

A medida é uma resposta à carência de oficiais de justiça e ao aumento expressivo das ocorrências de violência contra a mulher no Estado. A proposta é que os policiais capacitados possam atuar temporariamente em funções semelhantes às de oficiais, dando agilidade ao cumprimento de ordens judiciais como intimações, afastamento de agressores do lar e até mandados de prisão — ações previstas na Lei Maria da Penha.

A capacitação, organizada pela Escola Judicial de MS (Ejud-MS), começou na 3ª feira (08.abril.25) com 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores designados. O curso abordará aspectos jurídicos, operacionais e humanitários, preparando os agentes para atuar com sensibilidade e responsabilidade em situações de vulnerabilidade extrema.

O diretor-geral da Ejud-MS, desembargador Marco André Nogueira Hanson, destacou que “os policiais e servidores designados que participarão deste curso não serão apenas responsáveis pela execução de mandados — estarão na linha de frente, desempenhando um papel vital na proteção das mulheres”.

A atuação dos agentes está regulamentada pela Portaria nº 3.057, de 24 de março de 2025. Os atos cumpridos por eles serão remunerados conforme a Resolução nº 599/2021 do TJMS.

A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, também reforçou o impacto da medida: “A capacitação busca proporcionar aos policiais um olhar mais humanizado, mais solidário, compreendendo a vulnerabilidade extrema em que essas mulheres se encontram”.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, pontuou que a iniciativa compartilha responsabilidades entre os poderes: “Capacitar os nossos policiais militares e civis para atuarem como oficiais de justiça é muito mais do que desmistificar — é ousar, é compartilhar responsabilidades”.

O acordo entre TJMS e Governo do Estado tem duração de cinco anos e prevê que os mandados de medidas protetivas sejam cumpridos em até 48 horas. O modelo de atuação interinstitucional adotado por Mato Grosso do Sul já é visto como referência nacional.

De acordo com o Monitor da Violência Contra a Mulher, plataforma mantida em parceria entre o TJMS e o Governo do Estado, somente em 2024 foram registrados mais de 21 mil boletins de ocorrência de violência doméstica no Estado, e mais de 17 mil medidas protetivas foram deferidas.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 169576 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO