noticias790 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

Obra da ponte Rota Bioceânica em Porto Murtinho atinge 126 metros no lado brasileiro

Estrutura é parte estratégica da Rota Bioceânica e deve consolidar novo corredor logístico entre Brasil e países vizinhos

Publicada em 07/04/2025 às 10:57h | idest.com.br  | 175 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS

Obra da ponte Rota Bioceânica em Porto Murtinho atinge 126 metros no lado brasileiro
 (Foto: idest.com.br)


A construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, alcançou neste sábado (5) 126 metros de extensão no lado brasileiro, restando apenas quatro metros para atingir os 130 metros projetados para esse trecho. A estrutura faz parte da Rota Bioceânica, que conectará o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, consolidando um novo eixo de exportação.

Avanço da obra e mobilização intensa

Imagens registradas pelo fotógrafo Toninho Ruiz mostram o ritmo acelerado das frentes de trabalho, com intenso movimento de operários e máquinas. A obra é coordenada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e executada pelo consórcio PDC Fronteira, formado pelas empresas Caiapó, Paulitec e DP Barros.

O investimento total na ponte é de R$ 472 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Acesso à ponte avança nos dois países

No lado paraguaio, os cinco quilômetros de acesso até o asfalto da Rota Bioceânica já foram licitados. No lado brasileiro, a alça de acesso de 13,1 km avança com serviços de terraplenagem e colocação de pilares ao longo da BR-267.

Estrutura da ponte

Com 1.294 metros de extensão, a ponte será composta por três trechos: dois viadutos de acesso nas margens do rio e um trecho estaiado com 632 metros, incluindo um vão central de 350 metros, que garantirá a navegabilidade do Rio Paraguai.

Conexão internacional e impacto econômico

A ponte é considerada fundamental para consolidar um corredor rodoviário bioceânico, conectando o Centro-Oeste brasileiro ao Oceano Pacífico. A expectativa é que a nova rota reduza custos logísticos, aumente a competitividade das exportações brasileiras e impulsione a economia local, especialmente em municípios como Porto Murtinho.

 




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 168329 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO