O Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional nas regiões de fronteira e aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, os militares federais mantêm atuação até abril de 2025.
Conforme publicação oficial nesta terça-feira (14), a Força Nacional pode atuar na região de fronteira, nas aldeias indígenas, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
O contingente a ser disponibilizado obedece ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E as ações ocorrem em conjunto com a Polícia Federal.
Desde meados de junho de 2024, a Força Nacional tem apoiado a segurança de aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, principalmente em momentos de conflito por terra.
As atividades estão mais concentradas na região do Cone Sul do Estado, justamente devido a maior presença de aldeias indígenas e conflitos de terra.