Além de deliciosa, a jabuticaba é uma fruta cheia de benefícios para a saúde, e o tema de hoje na ‘Frutas da Estação’, série do Lado B no Faz Bem para ajudar a inserir frutas na alimentação de forma criativa, além de trazer informações sobre os benefícios de consumir frutas regularmente.
A jabuticaba é rica em substâncias antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra o envelhecimento precoce e a manter as células saudáveis.
Há inúmeros benefícios em consumir a fruta, começando pelo auxílio no combate às inflamações no corpo e melhora na digestão. A nutricionista Aline Omena Aureliano explica que os antioxidantes presentes na jabuticaba ajudam a proteger as células do corpo, reduzindo os danos que podem causar doenças.
A fruta também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. A nutricionista cita que, em um estudo recente, publicado na Revista Nutrition Research, cita que a jabuticaba, mais especificamente sua casca, pode ajudar a controlar os níveis de glicose. Por isso, é importante consumir a fruta inteira.
A jabuticaba também é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde, como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e é boa para a pele; vitaminas do complexo B, que ajudam a ter mais energia e a manter o sistema nervoso saudável; e cálcio e fósforo, que fortalecem os ossos e os dentes. A nutricionista alerta que, assim como todo alimento, a a jabuticaba deve ser consumida com moderação, pois o consumo em excesso pode provocar gases e abdome inchado.
Curiosidades
Uma das peculiaridades da fruta, é que ela é uma das poucas que se desenvolvem grudadas no tronco da árvore.
A jabuticaba é nativa do Brasil, e uma das peculiaridades da fruta, é que ela é uma das poucas que se desenvolvem grudadas no tronco da árvore. Seu sabor é doce, mas ao mesmo tempo, tem um sabor levemente azedo.
A fruta também já foi chamada de "uva brasileira" por causa da sua aparência parecida com a uva, e os indígenas a consumiam muito antes da chegada dos europeus ao Brasil.
Receitas
A nutricionista Aline Omena Aureliano destaca que comer a fruta fresca in natura é a melhor forma de aproveitar todas as vitaminas e antioxidantes presentes nelas, mas também sugere algumas formas de incluir a jabuticaba na alimentação. Sucos e vitaminas
A fruta pode ser batida no liquidificador com leite ou água, e outras frutas para fazer sucos ou vitaminas nutritivas;
Farinha de jabuticaba
A casca da jabuticaba pode ser transformada em farinha. Basta assar as casas de 20 a 30 minutos, e quando esfriar, bater no liquidificador até obter a consciência da farinha.
Ela pode ser usada como acompanhamento para iogurtes, bolos, panquecas, saladas de frutas e outras receitas, adicionando mais fibras à sua dieta.
Torta de jabuticaba
Ingredientes
2 gemas de ovos
30 gramas de manteiga em ponto pomada
10 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de amido de milho
150 gramas de jabuticaba
Meia xícara de água
Meia xícara de açúcar
Cream cheese
1 xícara de açúcar
Modo de preparo
Para a geleia:
Cozinhe a fruta com água e açúcar em uma panela a fogo baixo ate a jabuticaba ficar macia e a calda encorpada
Para a massa:
Bata as gemas e o açúcar, depois misture com a farinha de trigo, amido de milho e uma pitada de sal; depois, basta misturar a manteiga aos poucos, até formar uma massa homogênea com textura lisa
Coloque a massa em uma forma e fure com um garfo para assar por inteira e leve ao forno até dourar
Recheio:
Bata o cream cheese com ovo e açúcar até criar uma mistura homogênea e espalhe o recheio na massa pré-assada; depois, deixe assar por mais 20 minutos
Após esfriar, basta finalizar com a geleia e deixar na geladeira antes de servir