noticias196 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

Primavera em Mato Grosso do Sul será de altas temperaturas e mais ondas de calor

Prognóstico prevê chuvas dentro ou próximo da média

Publicada em 23/09/2024 às 09:07h - 148 visualizações

midiamax.uol.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Primavera em Mato Grosso do Sul será de altas temperaturas e mais ondas de calor  Compartilhar a noticia Primavera em Mato Grosso do Sul será de altas temperaturas e mais ondas de calor  Compartilhar a noticia Primavera em Mato Grosso do Sul será de altas temperaturas e mais ondas de calor

Link da Notícia:

Primavera em Mato Grosso do Sul será de altas temperaturas e mais ondas de calor
 (Foto: midiamax.uol.com.br)

Após um inverno atípico, com altas temperaturas e pouca chuva, Mato Grosso do Sul continuará enfrentando extremos da crise climática. O prognóstico para a primavera, que começou neste domingo (22), é de altas temperaturas, ondas de calor e alerta de alto risco para incêndios.

Os modelos analisados pela equipe do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indicam que a tendência climática para setembro, outubro e novembro será de elevação gradativa das temperaturas e maior frequência de dias de calorão.

Climatologicamente, a primavera é considerada um período de transição entre as estações seca do inverno e chuvosa do verão na região central do Brasil, bem como o início da convergência de umidade oriunda da Amazônia e retorno mais regular das chuvas. Devido a maior incidência de radiação solar, o Estado registra mais calor.

“Essa combinação faz com que os meses de primavera sejam, historicamente, os mais quentes do ano no Mato Grosso do Sul, em especial, o mês de outubro que é o mês mais quente do ano em vários municípios. Por ser um período de transição entre a estação fria e quente, a primavera é considerada, historicamente, a estação com maior frequência de ocorrência de tempestades severas, ou seja, tempestades de rápida duração capazes de gerar chuvas intensas, com descargas elétricas atmosféricas, fortes rajadas de vento e até mesmo a queda de granizo”, descreve o prognóstico.

 

Chuva na média

Os modelos de análise indicam que até dezembro, em grande parte do Estado, as chuvas variam entre 400 e 500 milímetros. Na região noroeste, as chuvas variam entre 300 e 400 mm. Enquanto nas regiões sul, sudeste e nordeste variam entre 500 e 600 mm.

Ou seja, a tendência climática indica probabilidade das chuvas ficarem dentro ou próximo da média histórica. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que a primavera é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.

Também é possível notar durante a estação o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que contribui para a definição e a qualidade do período chuvoso sobre a região Centro-Oeste.

Temperaturas

Quanto às temperaturas, grande parte do Estado deve registrar médias entre 26 e 28°C. Por outro lado, na região extremo sul, as temperaturas variam de 22 a 24°C no trimestre. Na região noroeste, as temperaturas variam entre 26 e 28°C

Há probabilidade da temperatura do ar ficar acima a muito acima da média para o período, ou seja, mais quente que o normal.

El Niño e La Niña

Em relação à previsão do fenômeno El Niño Oscilação Sul, o modelo indica 81% de probabilidade para a ocorrência do fenômeno da La Niña no trimestre de. Este é um fenômeno oceânico-atmosférico de
resfriamento das águas do oceano Pacífico, e por consequência, gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam no regime das chuvas.

Além disso, a atuação da La Niña durante o trimestre pode favorecer a incursão mais frequente de massas de ar frio. Vale destacar que não é apenas esta força climática que determina as condições gerais do clima.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 39130 Usuários Online: 37
Copyright (c) 2024 - CIDADEMFOCO