O governador Eduardo Riedel (PSDB) terá reunião nesta quinta-feira (19) com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir ações de combate a incêndios nos biomas brasileiros, incluindo o Pantanal. Além do chefe do Executivo de Mato Grosso do Sul, governadores de outros oito estados e dois vice-governadores estarão presentes no encontro em Brasília.
Conforme com a Casa Civil, confirmaram presença os governadores: Helder Barbalho (Pará), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Antonio Denarium (Roraima).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá agenda no Maranhão e não participará.
Ainda segundo o ministério, o objetivo da reunião é ouvir demandas dos chefes dos executivos estaduais para combater os incêndios que atingem o país. Os estados passaram a solicitar ações efetivas do Governo Federal, além de mais acesso a equipamentos e recursos para atuar no combate às chamas. Por outro lado, o executivo federal diz estar atuando.