noticias684 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

Tradição que une Brasil e Paraguai, festa popular do Toro Candil é tema de documentário em MS

Imagens mostram rica história de convivência entre os povos e resistência em manter a tradição

Publicada em 30/08/2024 às 11:18h - 149 visualizações

midiamax.uol.com.br/


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tradição que une Brasil e Paraguai, festa popular do Toro Candil é tema de documentário em MS  Compartilhar a noticia Tradição que une Brasil e Paraguai, festa popular do Toro Candil é tema de documentário em MS  Compartilhar a noticia Tradição que une Brasil e Paraguai, festa popular do Toro Candil é tema de documentário em MS

Link da Notícia:
VIACOM NOTICIAS

Tradição que une Brasil e Paraguai, festa popular do Toro Candil é tema de documentário em MS
 (Foto: midiamax.uol.com.br/)

Personagens que resistem em manter a tradição, o protagonismo popular na região fronteiriça e os elementos folclóricos, devocionais e artístico-culturais. É este o tema do documentário “Os Mascaritas e Pelota Tatá”, que começa a ser exibido nesta sexta-feira (30), em Mato Grosso do Sul.

A intenção, conforme a diretora Mara Silvestre, da Água TV e Comunicação, é preservar as raízes culturais do Brasil e do Paraguai. Desta forma, os Mascaritas, a Pelota Tatá e o Toro Candil. A primeira exibição ocorre na Escola Municipal Dr Tertuliano Meireles. Já a segunda será na próxima segunda-feira (2), na Escola Municipal Gonçalves Gomes, nos períodos matutino e vespertino.

Os registros instigam o público a entender a tradição, mostrando uma rica história de convivência entre os povos, nos quais os moradores produzem, artesanalmente, a incrível diversidade de alegorias e simbologias que ilustram as brincadeiras da festa, além da devoção religiosa.

(Água TV e Comunicação/Arquivo Pessoal)

Exibição em Campo Grande

Com financiamento da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a exibição ocorre em escolas situadas em bairros com maior concentração de moradores paraguaios e descendentes, sendo elas Vila Popular (Escola Municipal Frederico Soares) e Vila Pioneiros (Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos, Escola Municipal Abel Freire de Aragão e Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes). Para quem não sabe, a capital sul-mato-grossense tem a segunda maior colônia paraguaia do Brasil e Porto Murtinho.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 58559 Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - CIDADEMFOCO