Ofensiva contra o tráfico de drogas levou agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) para às ruas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, nesta terça-feira (27), na segunda fase da operação "White Book". Foram cumpridos seis mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.
O nome da operação refere-se ao fato de que, durante as investigações, o MPPR (Ministério Público do Paraná) identificou uma pessoa que atuava no setor de novos cadastros de integrantes, atividade denominada “livro branco”. Para tanto, valia-se da condição de pessoa com deficiência em cumprimento de prisão domiciliar.
A fase atual da operação é um desdobramento da primeira etapa, ocorrida em dezembro de 2023, quando foi apreendido um celular com um integrante de facção criminosa que atuava na região de Ibiporã. A partir da análise dos dados encontrados no telefone, foi possível identificar outros membros da organização criminosa, além de informações relacionadas ao tráfico de entorpecentes e comércio ilegal de arma de fogo.
O trabalho foi realizado em conjunto com o Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Paraná. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Londrina e Ibiporã (Paraná), Aparecida de Goiânia (Goiás) e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Durante a ação, foram apreendidas drogas, dinheiro, celulares e outros itens.