O “apagão cibernético” é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais mundiais nesta sexta-feira (19) após um suposto vazamento de dados. Nesta manhã, postos de combustíveis e lojas sofrem instabilidade no pagamento por cartão de crédito e débito em Campo Grande como consequência do ‘apagão’.
No posto de combustível Alloy da Avenida Marechal Rondon, clientes tiveram dificuldades. Segundo um funcionário, a unidade está aceitando apenas pagamento no Pix ou dinheiro.
No posto Ipiranga da Avenida Mao Grosso, também relataram o problema. Apesar de debitar o pagamento do cliente no PIX, a maquininha apresentou lentidão na emissão do comprovante.
Há relatos também que desde a tarde de quinta-feira (18), lojas estejam com dificuldades para receber pagamentos. Uma delas, de departamento no Centro de Campo Grande, teve lentidão na maquininha e negativas de pagamento via PIX.
Segundo agências de notícias pelo mundo, um apagão cibernético provocou atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação em vários países nesta sexta-feira (19).
O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
Ainda conforme as agências, a Microsoft afirmou que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.