noticias584 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

A urgência de conter os conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul

Tanto o Ministério dos Povos Indígenas quanto entidades representativas do agronegócio estão preocupados com o avanço das disputas

Publicada em 17/07/2024 às 09:07h - 148 visualizações

Fronte; www.em.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia A urgência de conter os conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul  Compartilhar a noticia A urgência de conter os conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul  Compartilhar a noticia A urgência de conter os conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul

Link da Notícia:
VIACOM NOTICIAS

A urgência de conter os conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul
 (Foto: www.em.com.br)

O governo federal enviou representantes para o Mato Grosso do Sul a fim de conter a escalada de violência em conflitos agrários no estado. No último fim de semana, houve ao menos dois confrontos, com um indígena ferido a bala. O enfrentamento ocorre em razão de divergências na demarcação de reservas indígenas em áreas supostamente pertencentes a produtores rurais. Tanto o Ministério dos Povos Indígenas quanto entidades representativas do agronegócio estão preocupados com o avanço das disputas. Enquanto povos originários denunciam que vivem em péssimas condições, vivendo em barracos, à espera de uma definição sobre o território a que têm direito, produtores rurais sul-matogrossense reclamam de uma “insegurança jurídica” que se arrasta há décadas e impede a pacificação no campo.



O agravamento dos conflitos entre povos indígenas e produtores rurais torna ainda mais urgente a definição sobre o marco temporal – proposta que legitima terras ocupadas por povos indígenas até 1988. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal considerou essa tese inconstitucional, mas não invalidou a proposta aprovada pelo Congresso Nacional. A partir de agosto, o tema deverá chegar a um consenso por meio de audiências públicas, conduzidas pelo decano do STF, ministro Gilmar Mendes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 58336 Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - CIDADEMFOCO