Embora o colesterol alto seja uma condição muitas vezes silenciosa, quando chega a um nível crítico, podem aparecer alguns sinais e sintomas no corpo. Esses costumam ser facilmente observados no rosto, mãos e pernas.
No entanto, é importante saber que o exame de sangue é a única maneira de saber com certeza se os níveis de colesterol estão ou não dentro da normalidade.
O colesterol é uma substância gordurosa natural do sangue. É produzido no fígado e também o obtemos através de alguns dos alimentos que comemos.
Assim, o acúmulo de colesterol no corpo geralmente se deve a uma dieta rica em gordura. Mas a genética, o cigarro, a bebida e a falta de exercícios contribuem para o problema.
Se um excesso dessa gordura começar a revestir os vasos sanguíneos, pode causar um bloqueio que pode levar a sérios problemas de saúde, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Um sintoma comum do colesterol é o xantelasma – que pode aparecer como inchaços nas pálpebras e na pele ao redor dos olhos.
Isso ocorre pelo acúmulo de depósitos de colesterol gorduroso sob a pele, dando a essas protuberâncias uma aparência amarelada.
Outro sinal é o arcus senilis – quando um círculo azul, branco ou cinza aparece ao redor da parte colorida do olho conhecida como íris. Pode começar como uma linha na parte superior e inferior da íris antes de se transformar em um círculo. Os homens são mais propensos a desenvolver este círculo ao redor da íris.
Se este anel ocorrer em crianças, é denominado arcus juvenil.
Os xantomas de tendão podem causar a formação de depósitos de colesterol ao redor dos tendões do corpo, deixando-os doloridos e inchados.
Isso geralmente é mais perceptível na articulação do dedo, mas pode acontecer em qualquer lugar, como no tendão de Aquiles.
Outros sinais reveladores de que os níveis de colesterol podem estar muito altos incluem formigamento frequente ou doloroso nas mãos.
À medida que os depósitos de colesterol nos vasos sanguíneos começam a limitar o fluxo sanguíneo, isso pode causar formigamento nas mãos enquanto o sangue oxigenado luta para passar.
Os sintomas podem ocorrer porque o colesterol causa a formação de placas no sangue. À medida que esses vasos se estreitam, a dormência e o formigamento podem se espalhar pelas pernas. A pessoa também pode sentir dor. A dor clássica pode aparecer em uma área específica da perna, como na panturrilha ou coxa – ou em qualquer lugar desde o quadril até o pé.
Geralmente isso indica que a placa se acumulou dentro das artérias e está causando bloqueios, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo.
É importante consultar seu médico, pois isso pode indicar doença arterial periférica.
Sem tratamento, essa doença pode levar a consequências graves, incluindo gangrena ou até amputação do membro afetado.