A Polícia Federal deflagrou nesta 4ª feira (30.out.24) a Operação Backyard, focada em desarticular um grupo envolvido na movimentação irregular de valores para plataformas estrangeiras, especialmente de apostas esportivas. Em menos de três anos, o grupo movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes, em Santa Catarina, além de Olinda, em Pernambuco. A Justiça Federal em Itajaí também determinou o bloqueio de até R$ 70 milhões em bens e valores, incluindo ordens de bloqueio em exchanges de criptomoedas, devido à tentativa do grupo de dificultar o rastreamento dos recursos.
A investigação revelou que as empresas envolvidas, formalmente registradas como prestadoras de serviços de pagamento, funcionavam como fachada para enviar recursos ao exterior por meio de criptoativos, configurando evasão de divisas.
Também foram identificados fluxos financeiros destinados à lavagem de dinheiro para terceiros, incluindo agentes públicos e suspeitos de tráfico de drogas. Com indícios de expansão internacional, o grupo teria aberto escritórios em países da América Latina e em Portugal para ampliar suas operações.