Ano após ano, centenas de fiéis católicos se reúnem para celebrar a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes e a união entre os estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, às margens do Rio Paraná. Com 76 anos de tradição, a travessia fluvial ocorre entre a cidade de Presidente Epitácio (SP) e o distrito de Nova Porto 15, em Bataguassu (MS), nesta quinta-feira (15).
De acordo com o pároco da Paróquia de São Jerônimo Emiliani, padre Enzo Campagna, as festividades religiosas têm início com a carreata que sai da Vila Tibiriçá e da Vila Bordon, em frente à Igreja de São José, em direção ao píer, em Presidente Epitácio.
Já no distrito de Nova Porto 15, em Mato Grosso do Sul, a travessia de barco pelas águas do Rio Paraná se inicia às 8h, também em direção ao píer da cidade paulista, para receber imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.
Ao se encontrarem, os fiéis seguem em procissão para o Pavilhão de Eventos da Orla, onde ocorrerá a missa solene, às 10h, celebrada pelo bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, como também “cocelebrada por vários padres, seja do lado de Mato Grosso do Sul e seja de São Paulo”.
Após a celebração da missa, a carreata passará pelas capelas da Paróquia de São Jerônimo Emiliani e retornará ao píer para que a imagem da santa retorne em procissão fluvial para o estado sul-mato-grossense.
Fiéis católicos realizam procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes — Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura