A AGRAER de Caracol tem trabalhado junto com agricultores familiares para viabilizar a regularização das primeiras três agroindústrias familiares produtores de queijo junto ao serviço de inspeção do consórcio intermunicipal SIM/CIDEMA. A médica veterinária responsável pelo setor de compras públicas e agroindústria da AGRAER Central de Campo Grande, esteve em Caracol em visitas técnicas, oferecendo orientações às três propriedades de agricultores familiares, com o objetivo de orientá-los e demonstrar a estes produtores os serviços oferecidos pelo órgão, que os auxiliarão nos trâmites legais para a obtenção do selo de inspeção.
Flávia ficou encantada com o município de Caracol e suas palavras foram: “nunca testemunhei uma interação tão significativa em um município, entre os diversos setores públicos, com o intuito de incentivar e colaborar com as pequenas agroindústrias para que possam crescer e expandir seus locais de comercialização saindo assim da clandestinidade”. Ela pôde conhecer projetos de garantias de recursos hídricos, como a construção de açudes e tanques, que já atenderam praticamente 100% dos agricultores familiares, com mais de 470 unidades entregues. Além disso, elogiou tanto o programa de correção, adubação e recuperação de pastagens via fertirrigação, que já beneficiou mais de 850 hectareS mais de 130 atedimentos; quanto as parcerias com a Conafer, que disponibilizou mais de 560 kits de inseminação via IATF com mais de 300 raças disponíveis aos agricultores familiares, e diversos outros projetos em andamento servem como referência para o estado.
Segundo o agente técnico municipal da AGRAER de Caracol, Rony Tomassini “todos esses avanços só foram possíveis graças ao comprometimento de todos os colaboradores, ao planejamento detalhado, principalmente, cuidado com as pessoas parceiros e colaboradores. Com muito diálogo, acompanhamento dos diagnósticos técnicos e pareceres, além das boas condições de trabalho, permitem que o servidor público exerça sua função e entregue resultados ao agricultor familiar. Muitos falam, mas o que possibilita alcançar resultados é a atitude e o comprometimento de todos, gestores, secretários, técnicos e colaboradores. Os Pronaf liberados em 2024 já ultrapassam 400 mil reais em quatro agências: Banco do Brasil de Bela Vista, Jardim, Bradesco e Sicredi Caracol isso demostram que os trabalhos articulados entre instituições possibilitou que produtores recebessem ate 5 projetos em conjunto em sua propriedades gerando renda.