Caracol (MS) – A Polícia Militar de Caracol/11° BPM deu início oficial ao PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), uma iniciativa educacional preventiva que busca fortalecer a cultura da paz e contribuir para a construção de uma sociedade mais segura e saudável. O lançamento ocorreu na Escola Municipal João José Leite da Silva, que contou com a presença do Cel PM Alexandre Ferreira, Diretor da DPCom “Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos”, responsável pelo PROERD no estado de Mato Grosso do Sul, do Sub Ten Mariani, comandante da Polícia Militar de Caracol e da Professora Hindiara Leite Serena, Diretora da Escola.
O programa PROERD é uma parceria da Polícia Militar com a Prefeitura Municipal de Caracol através da Secretaria Municipal de Educação, e as tratativas para a realização iniciaram há princípio do ano, após várias reuniões em que participaram a professora Thaiz Leite de Andrade, Secretaria de Educação, Carlos Humberto Pagliosa, Prefeito de Caracol e o Sub Ten Agenor Mariani, Comandante do 2° GPM de Caracol.
Desenvolvido pela Polícia Militar, o PROERD é uma importante ferramenta de proteção que visa a valorização da vida, oferecendo orientação e conscientização sobre os perigos das drogas e da violência.
As aulas do programa serão desenvolvidas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da rede Municipal, assim sendo 100% dos alunos do município serão atendidos pelo PROERD.
O PROERD será ministrado pelo Instrutor e Mentor, 3° Sargento PM Cristian David Colmán Lima, ele fará parte da Equipe de Policiais do 2° Grupamento Policial Militar. Os alunos terão encontros semanais de uma hora aula com a presença do Professor Regente.
O objetivo é disseminar informações essenciais sobre os riscos do consumo de drogas e da violência, proporcionando às crianças as ferramentas necessárias para resistir a esses perigos.
Através do PROERD, a Polícia Militar de Caracol reforça seu compromisso com a prevenção e educação, trabalhando ativamente para construir uma comunidade mais resistente aos riscos das drogas e da violência, e oferecendo aos jovens as ferramentas necessárias para tomar decisões informadas e seguras.
O Proerd nasceu nos Estados Unidos – DARE (Drug Abuse Resistence Education), em 1983, na cidade de Los Angeles e hoje atende 58 países. No Brasil foi implantado em 1993 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul o trabalho iniciou no ano de 1997.