A Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou, no domingo (30), a exploração ilegal de madeira em uma reserva de domínio público no assentamento Indaiá 4. Durante a operação, os agentes identificaram dois indivíduos envolvidos na extração irregular de árvores da espécie Ipê.
Ao perceber a presença da equipe policial, um dos suspeitos fugiu a pé pela mata, abandonando uma motocicleta Yamaha YBR no local. O outro foi abordado enquanto empurrava uma moto Honda Bros 150 nas proximidades. No local, os policiais encontraram uma árvore já derrubada e desdobrada em 20 lascas de madeira, sem qualquer autorização ambiental.
Diante da infração, a PMA aplicou uma multa de R$ 5 mil ao suspeito detido, que foi encaminhado à delegacia. O delegado de plantão, Ronaldo Marcos Jacobi, autuou o homem em flagrante pelo crime de destruição de floresta considerada de preservação permanente, conforme o artigo 38 da Lei 9.605/98, que prevê pena de detenção de um a três anos, além de multa.
O outro envolvido continua foragido. A Polícia Militar Ambiental segue com as investigações para identificar e responsabilizar os autores da infração ambiental.