Seis planetas estarão alinhados no céu de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (21), um verdadeiro espetáculo celeste que poderá ser observado a olho nu caso as condições meteorológicas favorecerem.
Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno serão os protagonistas do fenômeno astronômico desta noite. De acordo com o monitoramento astronômico do Star Walk, a partir do dia 21 de janeiro, a Lua terá 55% de iluminação. O fenômeno poderá ser notado logo após o pôr do sol.
Já o National Geographic Brasil descreve que Marte será visto como um ponto laranja no céu, e as outras três estrelas como pontos de luz brancos e brilhantes. Desde a noite de segunda-feira (20), Marte estava brilhante.
Quem tiver um telescópio à disposição poderá ver mais dois planetas, Urano e Netuno, que são mais distantes e, portanto, não são visíveis a olho nu, acrescenta o Observatório Astronômico de Córdoba.
Outra curiosidade será a ilusão de óptica de que as estrelas estarão enfileiradas, pois na realidade estão orbitando o sol ao longo da eclíptica, que é uma projeção celeste de trajetória no céu.
Contudo, o calendário deste na já demostra um espetáculo no céu logo nos primeiros dias de janeiro, com a observação a olho nu, Vênus estava visível próximo à Lua.